Justiça freia contratações irregulares da Prefeitura de Lagoa Alegre e expõe descaso com concursados

  • 23/06/2025
  • 0 Comentário(s)

Justiça freia contratações irregulares da Prefeitura de Lagoa Alegre e expõe descaso com concursados

Por TAPNEWS 

A Justiça da Comarca de União não deixou dúvidas: a gestão municipal de Lagoa Alegre Administrada pelo Prefeito, Dr. Osael Moita, está violando frontalmente a Constituição e os princípios da administração pública. Em decisão proferida no dia 17 de junho de 2025, no processo nº 0800647-76.2025.8.18.0076, a juíza Mariana Pires determinou que o município suspenda imediatamente todas as contratações temporárias realizadas este ano, por serem irregulares e ferirem a ordem legal.

A decisão liminar é claro e contundente: a Prefeitura Municipal de Lagoa Alegre Piauí, deve nomear e empossar, no prazo máximo de 15 dias, todos os candidatos aprovados no concurso público homologado em 8 de outubro de 2024, conforme o edital nº 01/2024.

A decisão atende à Ação Civil Pública movida pela 2ª Promotoria de Justiça de União, que apontou uma série de irregularidades cometidas pela atual gestão. Mesmo com um concurso válido, oferecendo 68 vagas, a Prefeitura ignorou os aprovados e optou por realizar contratações temporárias para os mesmos cargos — sem qualquer justificativa legal, planejamento, estudo técnico ou respeito à ordem classificatória.

📜 O que diz a decisão liminar 

A MM juíza Mariana Pires em sua decisão ficou comprovado que a gestão atual contratou de forma precária profissionais para funções permanentes como enfermagem, odontologia e auxiliares de saúde, entre outras, em flagrante desrespeito à Constituição Federal, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e ao próprio Ministério Público.

A Decisão determina que o município Município de Lagoa Alegre Piauí. 

  • Suspenda imediatamente todos os contratos temporários firmados em 2025 para cargos previstos no concurso público;
  • Nomeie e emposse, dentro de 15 dias, todos os aprovados dentro do número de vagas;
  • Apresente à Justiça uma lista completa com todos os contratados temporariamente este ano, detalhando nome, função, data de admissão, prazo de contrato e remuneração;
  • Informe também a listagem dos candidatos aprovados, com indicação de sua situação (nomeado, empossado ou aguardando convocação);
  • Regularize as pendências no sistema RHWeb, do TCE, referente à prestação de contas do concurso.

A decisão inclui ainda multa diária caso o município de Lagoa Alegre, descumpra qualquer dos itens. 

🚨Gestão na contramão da legalidade

O Ministério Público destacou que a atual administração administrada pelo Prefeito, Dr. Osael Moita, não só preteriu os concursados, como também ignorou alertas e recomendações do TCE-PI. A Prefeitura sequer apresentou qualquer estudo financeiro ou cronograma de nomeações, usando como desculpa um suposto desequilíbrio orçamentário — argumento que foi totalmente rejeitado pela juíza.

A decisão preferida pela MM Juíza da Comarca de união Piauí, cita decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reforçam que, uma vez homologado o concurso, os aprovados dentro do número de vagas têm direito líquido e certo à nomeação. A contratação temporária para as mesmas funções, segundo o entendimento do STF, é ilegal e imoral, configurando preterição.

🔍Reflexão necessária: para quem a gestão governa?

Diante dessa decisão, a pergunta que ecoa entre a população de Lagoa Alegre é inevitável: para quem a atual gestão governa? Certamente, não para os cidadãos que acreditaram no concurso, investiram tempo, dinheiro e esperança, e hoje se veem traídos por uma administração que insiste em práticas ultrapassadas, clientelistas e contrárias à moralidade pública.

O que era para ser uma oportunidade de estabilidade e dignidade virou frustração, mas, felizmente, a Justiça mostrou que ainda há esperança para quem acredita na seriedade e na lei.

A decisão no processo nº 0800647-76.2025.8.18.0076, da 2ª Vara da Comarca de União, é mais do que uma vitória dos concursados: é um alerta à população e uma resposta clara contra a velha prática de transformar a máquina pública em cabide de empregos temporários, usados muitas vezes como moeda política.

✅ TAPNEWS seguirá acompanhando cada passo do cumprimento desta decisão — e cobrando transparência do pode público municipal. 

Tentamos contato com assessoria de comunicação da prefeitura de Lagoa Alegre mas não obtivemos exceto, fica o espaço aberto para qualquer manifestação da prefeitura municipal. 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes